REview: Kino no Tabi (anime)

POR: DDdDave

Kino no Tabi é um anime que conta as aventuras de uma viajante que percorre pelo mundo e aprende sobre a cultura de diversos países. Soa bem no papel, não é? No entanto, os personagens e o formato episódico acabam por tornar a experiência em um completo despropósito.


Em relação aos personagens nós temos dois, Kino, a personagem principal, e Hermes, o Motorrad, que carrega a personagem pela viagem. Kino não tem nenhum objetivo ou motivação para seguir em viagem, sua caracterização é fraca e ela é distante e apática ao que acontece ao seu redor. Ademais, sendo uma visitante, faz parte do seu código de conduta não se intrometer nas tradições culturais de outros países, assim não afetando os lugares que ela visita.



Falando nos países, o anime tenta desenvolver algumas reflexões através das culturas e formas de governo diferentes de cada nação. 
O que poderia ser interessante, mas, infelizmente, é arruinado por uma apresentação muito fantasiosa dos conflitos. As ideias desenvolvidas na obra são interessantes, porém, pelo pouco tempo que é investido em cada cenário da obra as coisas acabam sendo apresentadas de forma muito apressada e preguiçosa, já que a maior parte da exposição é feita somente através de diálogos e, também por isso, não vemos as coisas tomarem forma e mudarem a sociedade de um país: simplesmente ouvimos a História.


A narrativa, como eu já escrevi antes, é episódica. O que não necessariamente precisa significar algo negativo, pois contanto que haja algum ponto de unificação entre cada uma das histórias, é possível desenvolver uma narrativa excelente utilizando esse formato.


E esse é o problema com Kino No Tabi: não há nada rolando entre as histórias; depois que o episódio acaba é quase como se o que aconteceu já não importasse mais, os personagens não se importam, o mundo não se importa, e nada do que aprendemos em um episódio faz qualquer diferença que seja ao próximo.


E o que sobra a respeito da série, é somente a produção e atmosfera. A produção do anime é "OK" no máximo, a animação em si é escassa e os designs de personagens são demasiado simples para o meu gosto - os cenários tampouco são grande coisa. A direção é competente e consegue te imergir bem nos mundo da obra e, além disso, o ritmo lento vai absorvendo o telespectador aos pouquinhos. A atmosfera é daquele tipo bem "Iyashikei", vai num geral seguindo o mesmo tom e não apresenta muito conflito ou tensão, mesmo em momentos que aparentemente demandam isso. 



Enfim, ao que eu vejo é esse o ponto que vendeu a série pra maioria das pessoas. Se você está atrás de um anime lento, tranquilo e sem muitas surpresas, então talvez Kino no Tabi seja para você. Para mim o anime foi uma experiência completamente vazia, longe de ser inassistível, mas tampouco deixou-me uma impressão positiva.

PS: se você discorda, concorda ou sei lá… por favor, deixe seu comentário, estou ansioso para saber o que VOCÊ tem a dizer. Caso queira recomendar algo para aparecer aqui no blogue eu também ficaria muito agradecido.


REVIEW NO ANILIST: https://anilist.co/review/17009



Comentários